Baluarte do samba paulista, Henricão ganha espetáculo teatral em seus 110 anos

De família simples e humilde, Henrique Felipe da Costa, o saudoso “Henricão” como ficou conhecido, nascido em 1908 na cidade de Itapira, interior de São Paulo, receberá uma singela homenagem em seus 110 anos no espetáculo “Tá Chegando a Hora”, produzido pela grupo musical SP Em Retalhos e dirigido por Jr. Famelli, com direção geral de Angélica Tobias.


Com duas apresentações únicas em agosto nos próximos dias 25, sábado, as 20 horas e 26, domingo, as 18 horas, no Teatro Flávio Império, a peça apresentará algumas das inúmeras histórias de Henricão junto ao teatro, circo e televisão, além de destacar sua importante passagem pela escola de samba Vai-Vai, agremiação mais vitoriosa do Carnaval paulistano.


“Como a obra de Henricão é vasta, afirma Angélica Tobias, diretora geral, nós procuramos relembrar, no período de uma hora, seus grandes sucessos musicais mesclados com muitas histórias e “causos” deste sambista, que também foi eleito o primeiro Rei Momo Negro do Carnaval paulistano em 1984, mesmo ano em que veio a falecer”, conclui.


Interessante destacar que Henricão, devido a sua estatura de 2 metros, migrou para a cidade de São Paulo em busca de uma oportunidade goleiro no Corinthians, onde chegou a atuar por apenas dois jogos, pois sua paixão mesmo era ser artista. Chegou a compor mais de 300 músicas e dentre elas estão “Marambaia”, gravada por dezenas de artistas e a versão do “Cielito Lindo”, cravada na eternidade como “Está Chegando a Hora” (1942) e utilizada constantemente – há muitas décadas - em bailes e eventos sociais, esportivos e corporativos.


“Compositor dos três primeiros anos de vida do Cordão Carnavalesco Vai-Vai, do qual é fundador juntamente com Loro, Carlinhos, entre outros, afirma Jr. Famelli, roteirista da peça, Henricão chegou a atuar no cinema (“Sinhá Moça”, de 1953), na televisão (“Os Imigrantes”, novela da Bandeirantes), além de participar de inúmeros shows em circo, teatro e parques de diversões, deixando enorme legado como símbolo de resistência de sua gente, do povo do Bixiga e da Paulicéia Desvairada, cantada em prosa e verso por Mário de Andrade” conclui Famelli, que também assina a direção do espetáculo.


Serviço:
“Tá Chegando a Hora”110 anos de Henricão


Dias e horários:
25.08, sábado as 20h
26.08, domingo as 18h


Local:
Teatro Flávio Império
Rua Prof. Alves Pedroso, 600 Cangaíba


Entrada Gratuita



Ficha Técnica:
Roteiro e Direção: Jr. Famelli
Direção Geral: Angélica Tobias
Elenco: Músicos do SP em Retalhos
Corpo de dança: Cia. Akan 
Produção: SP em Retalhos e Angel Artes Produções Artísticas
Imprensa: Maurício Coutinho – 99803.9796



Categoria:Noticias de samba e pagode

Deixe seu Comentário